Campanha eleitoral: como os partidos políticos estão a conduzi-la?

Compulsando sobre o espaço virtual da internet é, nesta campanha eleitoral, o maior repositório de informação e supera de longe as outras campanhas, tendo em conta que a largura da banda e a proliferação de serviços de internet e de telefonia móvel cresceu, desde 2009.
Em Moçambique, circulam mais de 2 milhões de telemóveis de terceira e quarta geração (smartphones) que possibilitam o acesso à internet e com ela, o acesso e troca da informação.

Ora, como os partidos e respectivos candidatos estão a usar este espaço virtual é algo que ainda precisa ser estudado com necessário detalhe, mas desde já, podemos afirmar que existem desafios enormes que precisam ser superados em pelo menos cinco dimensões: na organização e otimização da informação, na canalização das mensagens, na promoção do engajamento e criação de conteúdo.

Organização Da Informação
Apesar desta campanha eleitoral ter disponível os manifestos eleitorais, eles são menos discutidos. Outro tipo de material de campanha como logótipo, banners, stickers, cânticos etc; manifestos dos candidatos, palavras de ordem, gingles, vídeos do candidato, resumo de reuniões e comícios, testemunhos etc., não se encontram disponíveis num único repositório. A informação encontra-se espalhada em vários suportes e formatos e plataformas, o que exige dos leitores ou potenciais eleitores, um exercício complexo de colecta de informação.

Fragmentação Das Mensagens
Todos os partidos políticos estão a usar a estratégia que apela a todos sectores da sociedade. Tal estratégia é em inglês conhecida por catch all startegy. Gerir esta estratégia tem riscos, principalmente, quando as mensagens não são bem articuladas. Por exemplo, gerir mensagens de Mudança e Continuidade pode sugerir uma contradição se os “campaigners” não conseguirem estabelecer uma relação inteligível entre elas. Assim, por exemplo, os longos manifestos poderiam ser resumidos em uma única folha A4 com apelo a infográficos e outros recursos visuais, capazes de tornar as mensagens inteligíveis e de fácil compreensão. Tal procedimento poderia facilitar por exemplo a sistematização das mensagens capazes de ser apresentadas durante as aproximações porta-a-porta.

Fraco Engajamento
Este aspecto é mais visível. Os membros e simpatizantes dos partidos políticos notabilizaram-se em publicar e publicitar a campanha dos seus partidos ou candidatos. Mas poucos se preocupam com os níveis de engajamento. Na verdade ao usarmos as plataformas digitais ou online para campanhas eleitorais, o principal objectivo não é apenas informar mas sim engajar os internautas no debate favorável. Tal não está a acontecer. Listservs (grupos de discussão comonline como YahooGroup ou GoogleGroup), páginas únicas de candidatos, canais de YouTube e de personalidades de referência bem como quiosques online de informação ajudariam a resolver a profusão das mensagens. Na verdade, precisa haver um LUGAR onde as pessoas podem aceder para ver, ouvir e escrever.

  • Fraco Conteúdo
    As campanhas de todos partidos produzem muito pouco conteúdo útil para o engajamento dos cidadãos como para a promoção da utilidade destas eleições. Alguns temas que estão a faltar nas campanhas são:
    Lista de nomes de candidatos a deputado da assembleia da República e Provincial – cada um destes tem o potencial de puxar pelo seu eleitorado, pelo seu círculo eleitoral
  • Dados biográficos de alguns deputados elegíveis
  • Promessas de deputados
  • Iniciativas de lei em carteira
  • Resultados dos trabalhos e impacto na legislatura passada
  • Paz, segurança e desenvolvimento

Fraca integração de recursos: web, redes sociais e e-mail
Não há integração entre o Facebook, E-mail e Website dos partidos políticos. Normalmente, TODO conteúdo deveria ter no website seu repositório. Deveria ser de lá que internautas partiriam para vários canais para de novo lá regressarem. Os canais sociais deveriam ser alimentados pelo website e não por grupos isolados de simpatizantes. A criação de uma equipa para campanha online, melhoramento dos canais de comunicação e das redes sociais, estabelecimento de metas concretas para engajamento e impacto poderia ajudar a reorganizar a forma como as mensagens são passadas pelas redes sociais da internet e outras plataformas digitais. Desenhar estratégias para a otimização do uso do email e da newsletter para que no fim, a campanha se promova como Uma Loja, Um Quiosque De Informação.

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