Liberdades Encurraladas: Um ano difícil e tímido para a Democracia em Moçambique.

“O ano de 2018 foi marcado pelo aumento da viola;’ao de liberdade de imprensa em todo o país. O início do ciclo eleitoral, as crises político-militar e económica foram os principais factores que contribuíram para minar a liberdade de imprensa. Comparativamente ao ano de 2017, o MISA registou, em 2018, um aumento dos casos reportados, de 21 para 23. Muitos dos casos são relacionados com a detenção e confiscação de equipamentos de trabalho aos jornalistas. As províncias de Maputo, Tete e Nampula foram as que maior preocupação do MISA concentraram devido a ameaças, agressões e assaltos em órgãos de comunicação social”. 

Contratação de Consultor para formação em matérias de segurança para jornalistas

Termos de referência para formação em matérias de segurança para jornalistas

O CEC pretende contratar um(a) consultor(a) para ministrar a capacitação em segurança para jornalistas e membros da sociedade civil na província da Zambézia, no dia 16 de Maio de 2019. A formação será ministrada para jornalistas das rádios comunitárias, estações de televisão e de empresas jornalísticas e membros da sociedade civil da Zambézia e Nampula.

Resultados de curto prazo:

  • Dotar o grupo alvo de conhecimentos, habilidades que garantam a sua segurança na cobertura dos assuntos de interesse público
  • Elaboração de um relatório de formação
  • Grupo-alvo com conhecimento sobre as leis aplicáveis à imprensa, Lei de Direito à Informação, lei do segredo de Estado.
  • Grupo-alvo com conhecimento para identificar os agentes principais implicados nas reportagens e analisar as suas motivações
  • Grupo-alvo com conhecimento sobre a conduta da polícia.
  • Grupo-alvo com conhecimento sobre os limites da observação eleitoral.
  • Grupo-alvo com conhecimento para avaliação e resposta ao risco.

Perfil do consultor:

  • Formação superior em Jornalismo, direito, ciência política ou ciências policiais.
  • Experiência comprovada de trabalho no desenho, implementação e formação em estratégias de segurança para jornalistas e sociedade civil.

Candidatura e submissão de propostas:

Toda(o)s interessada(o)s deverão submeter as propostas técnico-financeiras e o seu Curriculum Vitae até as 12horas do dia 13 de Maio de 2019 para o seguinte endereço: info@cec.org.mz

 

CEC lança livro sobre Direitos Humanos e a Imprensa nos PALOP

Da autoria de Luca Bussotti, Miguel de Barros, Gilson Lázaro e Redy Lima, o livro “Os Direitos Humanos e a Imprensa nos PALOP – Uma análise comparativa à cobertura da Imprensa sobre os Direitos Humanos” foi lançando no dia 27 de Fevereiro de 2019 na Guiné Bissau e é o terceiro da Colecção Comunicação e Sociedade, criada, pelo CEC, com objectivo de promover as publicações de pesquisadores nacionais e sobre temas ligados à comunicação e sociedade.

Com esta colecção, o CEC pretende dar o seu contributo na construção de um debate e de um pensamento sistematizado sobre o lugar e o papel da comunicação em Moçambique, assim como abrir mais espaços de publicação de trabalhos relevantes, para além da sua Revista Anual.  

O livro apresenta o primeiro estudo comparado entre os PALOP (salvo São Tomé e Príncipe) sobre a cobertura da imprensa escrita a respeito da violação dos direitos humanos por parte do Estado. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida graças a um financiamento do CODESRIA de Dakar, em que os investigadores aplicaram uma nova metodologia, cruzando análises históricas, análise de conteúdo, entrevistas semi-estruturadas para perceber o tipo de cobertura e de linha editorial de cada órgão considerado.

 O assunto abordado é extremamente actual, pois em todos países objecto de investigação, o Estado, além (e por vezes ao invés) de proteger os cidadãos, se transforma no primeiro violador dos direitos mais fundamentais destes.

Com efeito, apesar de existir especificidades nacionais, é possível concluir que a imprensa faz uma cobertura ainda pouco sistemática das violações dos direitos humanos por parte do Estado (e nomeadamente da política e das forças da ordem e segurança públicas), não havendo registado nenhum caso de jornais com uma linha editorial explícita e comprometida para com tal assunto. Existe também uma diferenciação bastante evidente entre imprensa privada e pública, uma vez que a segunda tende a proteger e encobertar mais acções do Estado em violação dos cidadãos de que a tutelar as prerrogativas básicas dos violados, respondendo a uma agenda política clara e que influi directamente na linha editorial.

Repórteres Estagiárias para o projecto sobre Equidade de Género e Justiça Social (Media Femme)

4 Vagas[1] (2 para Jornalismo Impresso e 2 para Jornalismo Televisivo)

[1]Apenas para mulheres

Sobre o CEC – Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação

O Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) é uma organização fundada em Novembro de 2010, em Moçambique. O seu objectivo é dinamizar a investigação na área da comunicação social, bem como a promoção do intercâmbio entre os órgãos de comunicação, as instituições de formação e os profissionais de comunicação para garantir uma maior contribuição dos seus profissionais na resolução dos diversos problemas que o país enfrenta.

A missão do CEC é produzir conhecimentos na área de comunicação social que contribuam para o desenvolvimento da sociedade, tendo uma visão de um país onde a pesquisa e a formação em comunicação social contribuam para o desenvolvimento das diversas esferas.

Contexto

O CEC está a levar a cabo, desde 2016, uma iniciativa de formação da mulher jornalista comprometida com a justiça social em prol da mulher, criança e equidade de género, através de áreas de actuação como a Pesquisa, Formação/Capacitação em campo, Laboratório Mulher (Rádio, Jornal e TV), Advocacia e Lobby, Empresa Social.

O Projecto Equidade de Género e Justiça Social tem como objectivos:

  • Contribuir para a disponibilização de informação científica actualizada sobre acesso à informação e ao mercado jornalístico pelas mulheres e a abordagem da imprensa sobre os assuntos relacionados com justiça social com enfoque para a mulher e criança;
  • Preparar mulheres jornalistas para o mercado de emprego com consciência sobre o seu papel de educação da sociedade em prol da justiça social e do género;
  • Contribuir para o aumento e melhoria da qualidade das matérias sobre a mulher na comunicação social e trazer ao conhecimento do público informações sobre a mulher e criança, como forma de contribuir para a justiça social;
  • Criar uma plataforma jornalística que sirva de laboratório para as futuras mulheres jornalistas iniciarem o seu trabalho profissional;
  • Contribuir para a existência de um espaço-modelo e sustentável onde o exercício de jornalismo advoga e transmite à sociedade os valores de justiça social, bem-estar da criança e serve de modelo para o empreendedorismo feminino na comunicação social.

Natureza do trabalho

No âmbito da implementação do projecto Media Femme, com enfoque para Comunicação Equidade de Género e Justiça Social, o CEC pretende produzir artigos jornalísticos de profundidade sobre a mulher, a criança e justiça social.

Deste modo, para o ano de 2019, CEC prevê produzir, nesses oito meses de trabalho, um total de vinte e quatro (24) artigos noticiosos, das quais dezasseis (16) reportagens escritas e oito (08) televisivas, que serão publicadas na página Web do CEC/Media Femme, podendo ser, os artigos, cedidos para órgãos de informação interessados.

Objectivo do Estágio

  • Apresentar propostas de reportagens devidamente fundamentadas;
  • Recolher e redigir informações com base em técnicas jornalísticas;
  • Auxiliar na parte técnica durante a produção das matérias (fotografias e vídeos);
  • Produzir reportagens de qualidade e originalidade em coordenação com o CEC;
  • Garantir a publicação dos seus artigos na plataforma on-line do Media Femme: http://www.cec.org.mz/index.php/pt/mediafemme e do CEC ww.cec.org.mz.

Duração

Oito (08) meses, a contar a partir de 1 deAbril até 31 de Dezembro de 2019, devendo cada estagiária efectuar a entrega do trabalho finalizado ao CEC nos termos a serem acordados no momento da contratação.

Perfil das Estagiárias

  • Formação em Jornalismo ou áreas afins;
  • Conhecimento teórico, técnico e prático sobre fotográfica, imprensa escrita, e televisiva;
  • Capacidade e experiências em conduzir entrevistas;
  • Experiência comprovada na produção de reportagens relevantes para projecto é uma vantagem;
  • Fortes habilidades interpessoais e de comunicação.

Condições de candidatura

As interessadas deverão enviar um e-mail com o titilo “Repórter Estagiária para Media Femme”, no campo de assunto e indicar se é para jornalismo impresso ou televisivo para o seguinte endereço: info@cec.org.mz,descrevendo sua motivação e o seu Curriculum Vitae. As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 20 de Março de 2019. Apenas candidatas seleccionadas serão contactadas.

Contratação de assistente estagiária para administração e finanças

Sobre o Centro de Estudos interdisciplinares de Comunicação-CEC

 O Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) é uma organização fundada em Novembro de 2010, em Moçambique. O seu objectivo é dinamizar a investigação na área da comunicação social, bem como a promoção do intercâmbio entre os órgãos de comunicação, as instituições de formação e os profissionais de comunicação para garantir uma maior contribuição dos seus profissionais na resolução dos diversos problemas que o país enfrenta.

A missão do CEC é produzir conhecimentos na área de comunicação social que contribuam para o desenvolvimento da sociedade, tendo uma visão de um país onde a pesquisa e a formação em comunicação social contribuam para o desenvolvimento das diversas esferas.

O CEC está a recrutar uma estagiária de administração e finanças com o objectivo de prestar apoio administrativo nas áreas de gestão do escritório, logística, compras, transporte, finanças e recursos humanos.

FUNÇÕES

Finanças

  • Assegurar que os justificativos das despesas realizadas tenham um suporte de documentos pertinentes previstos no Manual de Procedimentos (carta de pedido de cotação, cotações e mapa de comparação, pedidos de autorização da despesa e do cheque, guia de entrada, factura e recibo, etc.)
  • Elaborar os relatórios mensais em coordenação com a oficial de administração e finanças
  • Conferir a correspondência/coerência entre a requisição da actividade, mapa de comparação de cotações e guia de entrada de mercadorias antes de processar qualquer pagamento

Administração

  • Estabelecer e manter uma base de dados de potenciais fornecedores dos bens e serviços mais procurados no âmbito das actividades desenvolvidas pelo CEC
  • Prestar apoio na gestão dos recursos da organização e na gestão interna do escritório
  • Fornecer suporte administrativo à equipa do projecto no escritório provincial
  • Colectar e envia, incluindo o seu, os timesheets e mapas de efectividade para o oficial de administração e para a directora executiva
  • Colaborar na execução de outras tarefas que lhe forem incumbidas
  • Prestar apoio na selecção de fornecedores assim como preparação de contratos de fornecimento de bens e serviços, garantindo a transparência e isenção nas suas intervenções
  • Gerir o sistema de arquivo geral dos processos de aquisição de bens e serviços, assim como doutra documentação inerente à área de procurement
  • Interagir com os fornecedores e desenvolver o conhecimento do mercado de bens e serviços, verificando as condições de fornecimento assim como a razoabilidade dos preços praticados
  • Organizar os processos de pagamento das facturas dos fornecedores, respeitando os prazos e outras formalidades aplicáveis para o efeito
  • Inspeccionar a qualidade dos bens ou serviços fornecidos, de acordos com as especificações dos requisitantes, assim como clarificar e/ou corrigir quaisquer discrepâncias que se verificarem
  • Gerir e coordenar a requisição de material administrativo e de economato
  • Gerir as chamadas de forma eficiente assegurando que as mesmas são feitas atempadamente, mantendo o seu registo
  • Manter o registo actulizado de correpondencia devidamente identificada no livro de entrada e saida de correpondência
  • Realizar actividades voltadas para a gestão diária do escritório e seu pleno funcionamento
  • Controlar o stock de consumíveis do escritório e requisitar a sua compra sempre que necessário e em coordenação com o Oficial de Logistica
  • Distribuir os consumíveis do escritório por cada departamento ou trabalhador mediante as necessidades
  • Assegurar a manutenção do equipamento quando necessário e semestralmente no caso de extintores de fogo, ar condicionados e outros materiais
  • Apoiar a logistica na obtenção de cotações sempre que solicitada
  • Adquirir bens e serviços e apoiar logisticamente a realização de eventos e reuniões, bem como viagem para os colaboradores sempre que solicitado
  • Colectar e registrar todas as informações relevantes para fins de efectividade mensalmente
  • Organizar a documentação, tanto em formato físico assim como digital

REQUISITOS

  • No mínimo, curso técnico ou superior em contabilidade, finanças, administração de empresas ou cursos afins.
  • Proficiência no uso de Microsoft Office (MS Word, MS Excel, MS PowerPoint e MS Access) e e-mail
  • Bons conhecimentos da prática contabilística, políticas e procedimentos
  • Domínio das linguas portuguesa falada e escrita

  CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

O(a)s interessado(a)s devem enviar um e-mail com as palavras “estágio assistente para administração e finanças” escritas no campo de assunto, para info@cec.org.mzdescrevendo sua motivação em máximo de meia página, um CV de máximo duas páginas e indicação de duas referências. As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 25 de Março de 2019. Apenas o(a)s candidato(a)s elegíveis serão contactado(a)s. O período de contratação é de 8 meses (Abril à Novembro). Exige-se uma dedicação integral.

  • Local: Maputo, escritórios do CEC, Rua Sociedade de Estudos n.112;
  • Prazo para candidatura: 25 de Março de 2019;
  • Data de início de actividade: 01 de Abril;

Procura-se web ou graphic designer. Estágio

Contratação de estagiário Designer gráfico/web e gestor de redes sociais

Sobre o CEC-Centro de Estudos interdisciplinares de Comunicação

 O Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) é uma organização fundada em Novembro de 2010, em Moçambique. O seu objectivo é dinamizar a investigação na área da comunicação social, bem como a promoção do intercâmbio entre os órgãos de comunicação, as instituições de formação e os profissionais de comunicação para garantir uma maior contribuição dos seus profissionais na resolução dos diversos problemas que o país enfrenta.

A missão do CEC é produzir conhecimentos na área de comunicação social que contribuam para o desenvolvimento da sociedade, tendo uma visão de um país onde a pesquisa e a formação em comunicação social contribuam para o desenvolvimento das diversas esferas.

Com vista a prosseguir com o seu trabalho de comunicação externa, o CEC pretende contratar para um estágio, um designer gráfico, web e gestor de redes sociais.

FUNÇÕES

Produzir conteúdos para website da organização, redes sociais e newsletters, para suportes web, vídeo e impressão

Criar e gerir campanhas publicitárias

Desenhar gráficos, animações e manipular fotos digitais

Dinamizar e actualizar conteúdos em diferentes plataformas digitais

Produzir Newslleters

Criar apresentações audio-visuais

Design de catálogos, flyers e outros documentos de divulgação

Editar vídeos

Editar fotografias

Criar projectos maquetes de design

Analisar o desempenho das campanhas publicitárias nas diversas plataformas e efectuar ajustes de forma a maximizar o desempenho

Gestão

Gerir a página web e as redes sociais

Gerir suporte fotográfico das acções e tratamento de imagem

Proceder com a gestão e classificação preliminar das solicitações nas redes sociais

Incorporar padrões de design de interface do usuário através do site , conforme o necessário

Manter/actualizar a página web

Actuar com foco em desenvolvimento web, folder e criação de emails.

REQUISITOS

Licenciatura (concluído ou finalista) em design, educação visual, marketing, engenharia informática ou equivalente

Domínio das ferramentas Adobe (Illustrator,Indesign, Photoshop, Premier, After effects, Muse), Core Draw,

Conhecimentos em HTML e  CSS

Criatividade, dinamismo e versatilidade

Capacidade de planear, gerir e priorizar tarefas

Capacidade de resolução de problemas

Capacidade para trabalhar sob pressão

Capacidade de redação e edição online

Alto sentido de responsabilidade

CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

Os interessados deverão enviar um e-mail com as palavras Designer gráfico/wer e gestor de redes sociais estagiários para o CEC, escritas no campo de assunto,  para  o info@cec.org.mz ou para gnhapulo@cec.org.mz descrevendo sua motivação num máximo de meia página word, um CV no máximo de duas páginas e indicação de duas referências. As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 05 de Março de 2019. Apenas os candidatos elegíveis serão contactados. O período de contratação é de sete meses (Março à Novembro).

Local: Maputo, escritórios do CEC;

Prazo para candidatura: 05 de Março;

Tipo de Contrato: estágio

Data de início de actividade: 15 de Março;

8 ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO CEC

Alusivo a celebração dia internacional dos direitos humanos o Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC), promoveu na sua oitava conferência anual uma série de reflexões subordinadas ao tema: Direitos humanos e os media em Moçambique hoje.

Jornalistas de Pemba capacitados em matérias de Jornalismo de Dados

As sessões de mentoria decorram de 14 a 16 de Novembro de 2018, na Cidade de Pemba, Provincia de Cabo Delgado, e contou com quatro jornalistas de três órgãos de informação impressos nacionais, nomeadamente Jornal Horizonte, Pemba Hoye e O País, onde permitiu que os mesmos pudessem reflectir sobre o contexto cada vez mais exigente das TICs que dá origem ao Jornalismo de Dados, um novo ramo que combina o tradicional e a modernidade para conferir maior dinâmica à profissão
Esta actividade foi marcada por dois momentos, o primeiro tinha a ver a componente teórica da matéria, no qual os jornalistas foram introduzidos os principais conceitos do Jornalismo de Dados e os cuidados a ter ao lidar com uma área tanto quanto complexa, a dos números. Num segundo momento, foram feitas actividades práticas para garantir que os participantes assimilassem os conhecimentos teóricos ministrados. A componente prática incluiu a discussão de temas específicos previamente apresentados pelos participantes para, posteriormente, produzirem artigos concretos usando as técnicas de jornalismo de dados.
Esperara-se que, com esta capacitação, os jornalistas tenham competências básicas que permitam calcular percentagens, médias, proporções ou variações e que também dominem as principais ferramentas de trabalho em jornalismo de Dados, nomeadamente, o Google Spreadsheets (Excel online que serve para fazer diversos cálculos estatísticos e construção de gráficos de vários tipos), Datawrapper (permite criar gráficos e mapas de Moçambique por província), Google MyMaps (permite acrescentar pontos no mapa, trajectos, formatos) e Google Earth (visão de satélite de todo o mundo, tem também a opção de ver como eram os terrenos no passado).

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