Impacto da Covid-19 no sector de hotelaria e turismo pode aumentar índice de desemprego para as mulheres

A pandemia Covid 19 que está a espalhar-se pelo mundo depois de ter eclodido na China em Dezembro passado, e afecta Moçambique desde Março pode elevar o número de mulheres desempregadas no sul do país.

O Media Femme constatou o facto com base nos dados do Boletim Informativo do Mercado de trabalho 2019 do Ministério do Trabalho Emprego Segurança Social (MITESS), que indica concentração do desemprego feminino no país na zona sul, região que reúne maior número de trabalhadoras no sector do turismo.

Milva Paúnde faz parte dos 21.507 mil trabalhadores do sector afectados, segundo dados actualizados recentemente em conferência de imprensa pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira, Turismo e Similares (SINTIHOTS) na cidade de Maputo.

De Inhambane, província que contabilizou 954 desempregos, o mais elevado número no sector em todo país, Milva integrava uma equipa de restauração maioritariamente composta por mulheres que hoje estão desempregadas, depois de não ver sustentabilidade das modalidades de pagamento imposta diante dos impactos da pandemia.

“Alguns colegas foram despedidos, eu e outros trabalhadores ficamos na modalidade de redução de 25 % de salário a cada mês mas acabamos desistindo porque não compensa״, explicou Milva, que também é mãe de duas crianças.

Em 2019, o número de desempregados inscritos por região concentrou-se na região sul do país numa taxa de 59,6% de acordo com o boletim informativo do Ministério do Trabalho Emprego Segurança Social MITESS. O mesmo documento refere ainda que em igual período o sul liderou com 39,7 a categoria de procura de novo emprego. A taxa de procura de novo emprego é justificada no boletim como referente a candidatos que perderam o emprego ou buscam melhores condições.  

Moçambique está desde 1 de Junho corrente no terceiro mês de Estado de Emergência prorrogado pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi no dia 29 de Abril devido ao aumento de número de casos da Covid 19 no país.

 

Por: Esmeralda Livele

Translate »