Banner 1

 

ADEE5350.JPG

 

No dia 20 de Julho de 2016, decorreu, na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane, a 2ª Edição das Oficinas de Investigação em Comunicação, subordinado ao lema “Promovendo a Investigação Cientifica através da Produção de Conhecimentos nas áreas de Comunicação e Artes”.

 

O evento, resultado da parceria entre Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC), a ECA e o seu Núcleo dos Estudantes (NEECA) contou com 27 participantes, dos quais 21 estudantes (dos Cursos de Jornalismo, Teatro e Arquivística) e 6 professores, e um total de 15 projectos (individuais e colectivos).

Na abertura oficial das oficinas, Mário Fonseca, Director Executivo do CEC, falou do papel do CEC na promoção do desenvolvimento das pesquisas de comunicação em Moçambique, realçando o espaço que a Organização dispõe para a divulgação de pesquisas científicas que tenham a devida qualidade para o consumo público.


Nesta sequência, Elsa Pereira, Directora Adjunta para a Pesquisa e Extensão da ECA, destacou o papel da pesquisa científica na ECA como garantia para o desenvolvimento intelectual dos estudantes da ECA, afirmando que as oficinas constituem oportunidades para que os estudantes entrem no campo das pesquisas científicas e colham conhecimentos que lhes ajudem no desenvolvimento das suas monografias.

 

A actividade foi marcada por encontros de orientação que visava auxiliar os estudantes de nível superior, dos cursos de Comunicação e Artes, no desenvolvimento de suas pesquisas, servindo-lhes como um reforço do aprendizado.
Os seminários de orientação foram dirigidos por 4 professores, onde apresentaram temas como: "A Metodologia, Método e Técnica"; "A pergunta de partida, as hipóteses e os instrumentos de recolha de dados"; "O problema e a problemática e A construção dos objectivos gerais e específicos para pesquisa científica".
Por essa via, os estudantes tiveram a oportunidade de recapitular, dentre vários aspectos, a importância da técnica no processo da pesquisa científica como um meio que facilita a investigação científica, assim como compreenderam as funcionalidades de uma matriz de dados (como organiza-la e interpreta-la).


Como mecanismo de comunicação e assessoria dos projectos de investigação dos participantes, foi criado um grupo de facebook (II Edição das Oficinas de Investigação Cientifica) composto por estudantes e os professores participantes das II oficinas.

 

É pela segunda vez que o CEC organiza Oficinas de Investigação em Comunicação, sendo que a primeira foi organizada em Junho de 2015, em parceria com a ECA e a Universidade pedagógica.

 

ADEE5340.JPGADEE5337.JPGADEE5336.JPGADEE5332.JPGADEE5329.JPGADEE5328.JPGADEE5325.JPGADEE5324.JPGADEE5273.JPGADEE5271.JPGADEE5264.JPGADEE5260.JPGADEE5259.JPGADEE5258.JPGADEE5256.JPGADEE5252.JPGADEE5251.JPGADEE5250.JPG

ADEE5248.JPG

ADEE5359.JPGADEE5356.JPG

FaLang translation system by Faboba