Banner 1

Como parte da sua contribuição para o desenvolvimento do campo de estudos da comunicação em Moçambique, o CEC lançou no passado dia 6 de Abril de 2016 o livro intitulado "Televisão e Política: Estratégias Discursivas da Propaganda Eleitoral em Moçambique" da docente e pesquisadora, Leonilda Sanveca.
O livro contém quatro capítulos e analisa as estratégias discursivas da propaganda política e eleitoral, em função do tempo de antena dos candidatos  na televisão de Moçambique (TVM), durante as eleições gerais de 2009. O livro examina o discurso construído nos programas eleitorais dos três candidatos à presidência da Republica, nomeadamente, Armando Emílio Guebuza, da Frelimo, Afonso Macacho Marceta Dhlakama, da Renamo e Deviz Mbepo Simango, do MDM e os respectivos partidos.
Sanveca, manifestou a sua satisfação em partilhar a sua pesquisa com o público, tendo, a autora, referenciado a obra como uma grande contribuição do pensamento comunicacional moçambicano, no que se refere ao campo de pesquisa.
“Para além de o livro trazer um contributo para as universidades moçambicanas, é uma mais-valia para os investigadores interessados em assuntos políticos e propagandísticos”, disse Luca Bussotti, o prefaciador do livro. Luca acrescentou que esta irá contribuir para a construção de um debate e de um pensamento sistematizado sobre o lugar e o papel da comunicação em Moçambique.
Para o docente e acadêmico, Bento Rupia Júnior, a quem coube a tarefa de apresentar o livro, a obra trouxe um contributo para o esclarecimento da contradição de papéis entre o jornalismo e a propaganda.
Por seu turno, Eduardo Namburete, Presidente do CEC, realça que o lançamento da obra vem reafirmar o compromisso do Centro em publicar livros temáticos que retratam a pesquisa no ramo da comunicação em Moçambique.
Este é o segundo livro da colecção Comunicação e Sociedade, no qual se espera representar um momento marcante no desenvolvimento das ciências da comunicação em Moçambique, providenciando material bibliográfico para a consulta de pesquisadores e estudantes interessados em aprofundar sobre a comunicação na sociedade moçambicana.

FaLang translation system by Faboba