Banner 1

O Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) e o Departamento de Administração Pública e Ciência Política da Universidade Eduardo Mondlane realizam, no dia 19 de Setembro de 2013, um seminário este seminário de reflexão sobre o processo de comunicação eleitoral em Moçambique, tendo um enfoque especial na cobertura jornalísticas das campanhas eleitorais.

O evento realiza-se numa altura em que o País organiza-se para receber as quartas eleições autárquicas (a realizarem-se em 2013) e as quintas eleições presidenciais e legislativas, a terem lugar em 2014.


Com este evento, os organizadores pretendem contribuir no debate sobre o processo eleitoral, em Moçambique, reunindo a comunidade académica (estudantes, docentes e pesquisadores), profissionais (jornalistas, políticos e estrategas de comunicação política); os órgãos do processo eleitoral (Comissão Nacional de Eleições e Secretariado Técnico Eleitoral) e outros interessados.


Segundo o membro da comissão organizadora do evento, Ernesto Nhanale, espera-se que o seminário possa contribuir para a percepção dos principais perceber os principais problemas que afectam o processo de comunicação eleitoral, em Moçambique, sobretudo no que diz respeito à informação produzida a partir dos meios de comunicação noticiosos.

Conforme o programa, o seminário será realizado a partir de apresentações de artigos de investigação realizados sobre a tendência da cobertura dos media em processos eleitorais nos países ocidentais e em Moçambique, em particular.