Banner 1

 

 

IMG_9082.jpg

 

 

A Terceira Edição das Oficinas de Investigação sobre Metodologias e Práticas de Jornalismo decorreu na Cidade de Chimoio, na Província de Manica, nos dias 19 e 20 de Junho de 2017 e teve como tema principal “O Papel do Jornalista na Garantia do Direito à Informação”,tendo contado com a participação de21 estudantes finalistas do curso de jornalismo e três professores.

 

Este ano, o evento resultou da parceria entre o CEC e Escola Superior de Jornalismo (ESJ). Assim como nas edições passadas, o objectivo foi promovera  prática da investigação científica na área da comunicação,em particular o jornalismo.

Os espaços de orientação e debates foram dirigidos pelos professores da ESJ, nos quaisforam apresentados temas como: A Metodologia, Método e Técnica; A Pergunta de Partida; As Hipóteses;  Os Instrumentos de Recolha de Dados; O Problema e a Problemática; A  Construção dos Objectivos Gerais e Específicos para Pesquisa Científica. Foi igualmente discutida a questão da Lei do Direito à Informação. Esses temas serviram para reforçar o aprendizado dos estudantes, que tiveram a oportunidade de recapitular, sobretudo, a importância da metodologia no processo da pesquisa científica como um meio que facilita a investigação.

Vale recordar que as duas primeiras edições foram organizadas em parceria com Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

FaLang translation system by Faboba